Cobrimos todos os eventos...

sexta-feira, 1 de março de 2013

Bento XVI tem seu último dia de Papa e se despede do Vaticano


O Papa Bento XVI, de 85 anos, deixou na última quinta-feira, às 20h (16h em Brasília) o pontificado, depois de quase oito anos. A partir desse horário começou o chamado período de Sé Vacante (sem papa). Ao longo do dia, Bento XVI teve uma série de atividades. Na quarta-feira foi a última vez que ele participou de uma audiência geral, circulou no papamóvel, acenou para os fiéis, beijou crianças e enviou mensagem justificando a renúncia.
“Dei esse passo em plena consciência da sua gravidade e novidade”, ressaltou o Papa, sendo aplaudido de pé por cardeais e bispos, além do público presente à Praça São Pedro. “Ter coragem de fazer escolhas difíceis é ter sempre dentro de si o bem da Igreja”, acrescentou.
Na manhã de quinta-feira, Bento XVI participou de uma cerimônia de despedida com os cardeais em uma sala do Palácio Apostólico, sua residência oficial. Dos cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave, alguns já estão no Vaticano.
Às 15h, o papa deixou o Palácio Apostólico em um helicóptero em direção a Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas, localizada a cerca de 30 quilômetros do Vaticano. Em maio, provavelmente, quando a reforma estiver concluída, Bento XVI passará a morar no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano. Ao chegar no local, Bento XVI agradeceu aos fiéis pela simpatia e afeto com que o receberam na cidade. E disse: “Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra”.
Ele acrescentou, porém, que, com seu amor, orações, reflexões e com suas forças interiores, pretende continuar trabalhando pelo bem comum e pelo bem da Igreja e da humanidade. 
 Agradecimento – Na última audiência geral como papa, Bento XVI disse que suas “forças tinham diminuído” nos últimos meses. Acrescentou que um papa nunca “está sozinho” e agradeceu a cada um que o apoiou. O papa pediu ainda que sejam feitas orações para o seu sucessor e os cardeais que participarão do conclave, quando será escolhido o próximo pontífice.
O alemão Joseph Ratzinger foi um dos cardeais mais velhos eleito papa e assumiu o pontificado em 19 de abril de 2005, sucedendo a João Paulo II, que esteve no comando da Igreja Católica Apostólica Romana por 31 anos. Na quarta-feira, ele reconheceu que ao ser escolhido papa sentiu um “peso sobre os ombros”. Na ocasião, contou ter feito a seguinte oração: “Senhor, por que me pedes isso? É um peso grande sobre os ombros, aceitarei apesar de todas as minhas fraquezas”.
O conclave, reunião que definirá por meio de eleição o futuro papa, deve começar nos próximos dias. Não há data definida para o início nem prazo para a conclusão. A partir de hoje, os cardeais aptos a votar – todos os que têm menos de 80 anos – iniciam a fase de conversas prévias. A estimativa é que 115 cardeais votem no conclave. O Brasil estará presente com cinco cardeais.
 Dilma envia mensagem de respeito à decisão
 No último dia de Bento XVI como papa a presidente Dilma Rousseff enviou ontem mensagem de respeito à decisão de renúncia e destacou a realização da Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro, assim como a visita que ele fez ao Brasil, em 2007. 
“Ao findar seu papado, manifesto o meu respeito pela decisão de Vossa Santidade de renunciar à Cátedra de São Pedro”, diz a mensagem da presidente. “Desejo que essa nova fase de recolhimento o encontre com saúde e paz”, completa o texto.
Em seguida, Dilma destaca na mensagem a boa relação do Brasil com a Santa Sé. “Na oportunidade, recordo os gestos de apreço com que o meu país foi distinguido nesses últimos anos. São marcos históricos no relacionamento entre a Santa Sé e o Brasil.”
Ela ressaltou a escolha de Aparecida do Norte para sediar a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (Celam), em 2007, que trouxe Bento XVI ao Brasil. A presidente também lembrou a canonização de Antonio Galvão de França, o frei Galvão.
 Homenagem – Nos últimos oito anos, o Papa Bento XVI comandou 348 audiências gerais, nas quais o público esteve presente, reunindo cerca de 4,9 milhões de pessoas até dezembro de 2012. Em maio de  2007, ele dedicou a celebração à viagem que fez ao Brasil. “Depois de dois anos de pontificado (referindo-se a 2007), finalmente tive a alegria de visitar a América Latina, que tanto amo e onde vive, de fato, grande parte dos católicos do mundo”.


Nenhum comentário:

Jovem promessa do surfe português morre aos 12 anos, e fãs fazem homenagens

  Zion Brocchi, considerado uma jovem promessa do surfe português, morreu aos 12 anos no último sábado (6), relatam veículos da imprensa loc...