Casamentos, Batizados, Bodas, 15 Anos, Formaturas, Sites, Matérias para Jornais...

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Itaboraí vive domingo de saúde, lazer e aventura com eventos integrados no Parque Paleontológico

 

Este domingo (08/06) foi de alegria, movimento e contato com a natureza para os moradores de Itaboraí e visitantes de toda a região. Promovido pela Prefeitura de Itaboraí, o dia especial reuniu três grandes eventos integrados: o ‘Pedal Vivendo a Transformação’, o inédito ‘Domingo no Parque Paleontológico’ e uma trilha ecológica guiada até o Morro do Diamante. Tudo com um só propósito: proporcionar bem-estar, lazer e conscientização ambiental à população.

As atividades foram organizadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), Agricultura (SEMAGRI), Turismo e Eventos (SEMTUR) e Esporte e Lazer (SEMEL), e atraíram milhares de participantes para um domingo inesquecível.

Acompanhado dos filhos e da primeira-dama, Pamela Delaroli, o prefeito Marcelo Delaroli participou das atividades e celebrou mais um evento com grande adesão popular.

“Itaboraí tem mostrado, a cada evento, o quanto a nossa população está engajada e quer viver essa transformação com a gente. Sou imensamente grato a cada família, a cada ciclista, criança, idoso, morador de perto ou de longe, que escolheu estar aqui nesse domingo tão especial. A nossa missão é transformar, mas com o povo caminhando junto, tudo se torna mais possível, mais leve e mais bonito”, declarou Marcelo Delaroli.

Com largada na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, o ‘Pedal Vivendo a Transformação’ reuniu ciclistas apaixonados por aventura. O percurso foi de 36 km, passando pela Avenida 22 de Maio e Estrada de Itapacorá, até o Parque Municipal Paleontológico de São José, onde novas atrações aguardavam os participantes.

Ao final do trajeto, os ciclistas se juntaram aos visitantes do ‘Domingo no Parque Paleontológico’. O evento, realizado pela primeira vez na cidade, foi um verdadeiro festival de lazer: brinquedos infláveis, parede de escalada, tirolesa, música ao vivo e atividades para todas as idades encantaram o público. A proposta foi promover um dia de integração com a natureza e diversão ao ar livre.

Também presente no evento, o deputado estadual Guilherme Delaroli destacou o compromisso da gestão com o bem-estar e o turismo local.

“Esse tipo de iniciativa mostra que é possível cuidar das pessoas oferecendo saúde, esporte, cultura e meio ambiente num só dia. É emocionante ver o parque cheio, ver o povo feliz, ocupando esse espaço que é patrimônio da cidade”, afirmou o deputado.

Outro ponto alto foi a trilha ecológica até o Morro do Diamante, que reuniu mais de 200 inscritos em uma caminhada guiada por profissionais capacitados. A atividade encantou os participantes com belas paisagens e uma conexão única com o meio ambiente.

A fama de Itaboraí como cidade amiga do esporte tem ultrapassado fronteiras. Prova disso foi a presença de grupos de pedal de municípios vizinhos, como o de Piabetá, em Magé. Um dos participantes, Silvio da Silva, de 60 anos, o “Silvio Abutre”, do grupo “Abutres do Pedal”, elogiou a estrutura e o acolhimento da cidade.

“A gente ama pedalar e também curte uma boa aventura. O que nos trouxe aqui foi a fama de que Itaboraí investe no ciclismo, no esporte. Lá em Magé, infelizmente, não temos esse incentivo. Aqui a gente vê que não é só esse pedal, são vários. Viemos em 15 pessoas e estamos voltando pedalando também. Tudo foi excelente, organização impecável. Parabéns à cidade. Obrigado”, finalizou o ciclista.

Durante todo o percurso, pontos de hidratação foram estrategicamente posicionados, e a segurança foi garantida pela Guarda Municipal, Grupamento Especializado de Proteção Ambiental (GEPAM) e uma ambulância de prontidão, caso fosse necessário atendimento médico.

Com grande adesão, estrutura de qualidade e diversidade de atividades, o evento consolida Itaboraí como referência na promoção de experiências de lazer, esporte, turismo e educação ambiental.

FONTE: O Fluminense

Nenhum comentário:

Existe risco do surto letal de Ebola chegar ao Brasil? Especialistas avaliam

Estágio mais alto de alerta da OMS foi decretado no último fim de semana em meio ao surto que já acumula mais de 500 casos e 130 mortes susp...