Fique bem informado,o MELHOR BLOG de notícias da região

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe no RJ pode se estender até o mês de maio


Rio poderá terá mais tempo de campanha por causa de feriado e ponto facultativo, estuda Ministério da Saúde. Esta semana, imunização será encerrada em outros estados

Iniciada em 14 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que iria até o próximo dia 26, foi estendida até o dia 10 de maio. Segundo o Ministério da Saúde o prazo maior é necessário para dar mais tempo para as pessoas se imunizarem. A cobertura até agora foi de mais de 50% do público-alvo, formado por de 39,2 milhões de indivíduos, e a meta é chegar a 80%, segundo a pasta.
“A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota oficial divulgada pelo ministério.
Na cidade de Niterói, a população pode contar com as policlínicas Carlos Antonio da Silva, no Centro, e Doutor Sérgio Arouca, no Vital Brazil, para se imunizar.
Ontem, era grande a movimentação de pessoas à procura da imunização. Podem se vacinar idosos acima dos 65 anos, profissionais da área de saúde, gestantes, crianças dos seis meses aos dois anos de idade, e a partir dos 3 anos que sejam portadoras de doenças crônicas, mas só com autorização médica. O mesmo vale para maiores dessa idade, como os diabéticos e os cardiopatas, que só podem receber a vacina com autorização médica.
A aplicação é rápida e praticamente indolor. Leva cerca de 10 segundos. Mesmo assim, muita gente, como a funcionária pública Rose Mary Diniz, de 55 anos, estava nervosa com a injeção. “Eu morro de medo de agulhas”, assumiu, mas depois de receber a aplicação e constatar que não sentiu dor, ficou mais calma.
A expectativa na policlínica é que 500 pessoas recebam a vacina por dia, das 8h às 17h. Não é preciso estar em jejum para ser imunizado, e não é necessária nenhuma restrição alimentar ou física após a vacinação. Ao contrário da funcionária pública, a aposentada Fabriciana Moura, de 92 anos, não estava com medo da injeção, pelo contrário, relaxou os músculos do braço e afirmou que nem sentiu a picada da agulha.
Se a fila na policlínica da Carlos Antonio da Silva era grande, na Doutor Sérgio Arouca centenas de pessoas aguardavam para receber a imunização. Funcionários da unidade de saúde informaram que, até o final da campanha, pelo menos 3 mil pessoas são esperadas, por dia, para receber a vacina.
Cerca de 1,5 mil unidades de saúde estão mobilizadas em todo o estado do Rio de Janeiro. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo em todo o país - idosos com 65 anos ou mais, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Este ano foram incluídas no público alvo da campanha mulheres no período de até 45 dias após o parto. Outra novidade é que os doentes crônicos poderão receber a imunização em qualquer posto de saúde. É recomendável a quem estiver com gripe, apresentar estado febril ou sintomas de dengue, esperar melhorar para depois se vacinar.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra a doença em países de todo o mundo, entre eles o Brasil. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10% e 20% da população mundial – em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano, além de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).
Em Itaboraí, até ontem, 16.006 tinham sido vacinadas contra a gripe, representando 46,13% do público-alvo. A meta é imunizar 34 mil pessoas. 

Nenhum comentário:

Jojo Todynho procura ajuda para aumentar libido: 'Estou sem nenhuma'

  Jojo Todynho , de 27 anos, contou nesta segunda-feira (15) que procurou ajuda e está tomando hormônio para aumentar sua libido. Nos Storie...