Cobrimos todos os eventos...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mark Zuckerber anuncia mudanças expressivas no Facebook

Se você achou as últimas mudanças do Facebook dramáticas, é melhor se sentar para receber as próximas notícias. Na última quinta-feira, dia 22, durante o evento exclusivo para a comunidade de desenvolvedores, chamado F8, Mark Zuckerberg apresentou o Timeline: o futuro do Facebook — e trata-se de uma mudança bem grande. Fizemos um resumo com as principais mudanças.
Timeline
Mark Zuckerberg definiu a nova Linha do Tempo como “todas as histórias, todos os seus aplicativos (chamados de apps) um novo jeito de dizer quem você é” A história de sua vida. Toda sua vida no Facebook condensada em uma só página. Voltando pela sua timeline, ela condensa sua história para acelerar o passeio. É uma máquina do tempo ou, uma biografia particular.
E para poder navegar em épocas e anos específicos, a navegação pela timeline fica do lado direito, e você pode escolher o ano. Para cada ano mostra os posts mais importantes, segundo critérios ainda não bem conhecidos, que o usuário fez no Facebook naquele ano. Todo o conteúdo de visualização da Timeline agora envolve os apps. Você pode ver os apps de seus amigos em sua timeline e adicionar apps da timeline deles na sua com um clique.
Para a nossa sorte, é possível controlar sua timeline. Você pode escolher os itens de sua Linha do Tempo, removendo ou adicionando, e controlar quem verá quais itens.
Esse é um elemento importante para reafirmar que a novidade de assinaturas do Facebook não vai expor as fotos privadas de usuários para estranhos. Então prepare-se para gastar algumas horas ajustando sua vida no Facebook, que é exatamente o que o Facebook quer: que você gaste horas na sua biografia online e em tempo real para seus amigos.
O período beta da Timeline já começou para os desenvolvedores, e chega nas próximas semanas para todos.
Ticker
Zuckerberg explicou a diferença entre o ‘Ticker’ e o ‘feed de notícias’. Se você está participando de uma atividade, mas não quer incomodar seus amigos, você postará uma atividade que vai para o Ticker. Isso irá filtrar as atualizações que chegam ao feed de notícias.
O Ticker é uma ação do Facebook contra o Twitter, mesmo que não digam isso oficialmente. O Facebook espera que os pequenos aspectos de sua vida, que você costuma compartilhar no Twitter, sejam mais fáceis de compartilhar no Facebook. Um site para todas as redes sociais.

Apps Open Graph

Com esse nome complicado, Zuckerberg definiu o ‘gráfico aberto’ como as “experiências sem atrito”. Usuários podem comentar uma atividade do ticker sem serem atrapalhados por uma caixa de diálogo.
Tudo que você faz dentro do app é adicionado à timeline. E, sim, os apps podem adicionar atividades automaticamente, mas você pode, mesmo que seja confuso, ajustar como serão as atualizações. Usuários e seus amigos podem ver quais músicas eles mais ouviram, quantas vezes eles comeram pizza no último mês ou quais jogos eles jogaram.
Amigos podem entrar em sua atividade para descobrir novas músicas, games, apps e restaurantes. Você pode começar a adicionar os apps agora, enquanto a Timeline chega nas próximas semanas.
Spotify
O Facebook conta que isso é uma nova forma de descobrir música e pode ser um modo bem bom mesmo (pelo menos para os americanos).
É possível abrir o Spotify, outro aplicativo,  ou tocar músicas do Spotify direto do ticker. Amigos podem ouvir a mesma coisa que você em tempo real, com um pequeno chat logo abaixo para conversar a respeito. Eles esperam criar uma nova ferramenta de descoberta de músicas.
A visualização de timeline de música surge quando o sistema reconhece semelhança entre sua timeline musical e a de seus amigos, para que vocês descubram novas músicas. É como Rdio, sim, outro app, mas no Facebook.
E essas mesmas novidades estão disponíveis para notícias, games e apps de estilo de vida (exercícios, leitura, culinária e todo o resto).
O Ticker mostrará as atividades de um usuário em apps de jogos, notícias e afins. Em tempo real, o ticker irá compartilhar informações sobre progresso de jogos, o que cada pessoa está lendo, e quanto alguém correu usando um app de corrida.
Os apps podem criar relatórios das atividades, que podem ser compartilhadas com outros usuários.
Tudo isso resumido aqui faz parte de uma mudança radical no modo em que o Facebook mostra sua vida e, mesmo que você goste, vai ouvir muitos usuários reclamando muito.
Mas é sempre assim. Toda vez que o Facebook ajusta um só detalhe, os usuários reclamam sobre como a empresa está destruindo um ótimo serviço. Mas o Facebook tirou boas lições com as falhas do MySpace e do Friendster.
Para se manter relevante, é preciso evoluir. A Timeline é o próximo passo dessa evolução. Isso não significa que essa mudança seja perfeita mas, com certeza, cada perfil terá uma personalidade marcante de cada usuário, algo que estava em falta, com certeza.

Nenhum comentário:

Famoso na internet por julgamentos transmitidos em reality show, juiz Frank Caprio morre aos 88 anos

  Juiz americano que conquistou a internet por julgamentos com empatia, Frank Caprio morreu, aos 88 anos, nesta quarta-feira (20/8). Ele lut...