Neste domingo, o outono chegou oficialmente, trazendo mudanças, como temperatura mais amena, diminuição da quantidade de chuvas e as tradicionais folhas de árvores caídas pelas ruas. Junto com a queda nos termômetros e a redução na umidade do ar, aparecem as doenças respiratórias e as alergias, principalmente em crianças e idosos. Especialistas explicam que os cuidados devem ser constantes e iniciados com antecedência para evitar problemas. Muitas pessoas deixam de praticar exercícios e abusam do consumo de alimentos calóricos. Este clima dura até 21 de junho, quando começa o inverno.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de alterações bruscas em relação às chuvas e à temperatura durante toda a estação. Porém, o fenômeno La Niña persiste, mesmo que com menos intensidade, e pode provocar algum desequilíbrio na distribuição das ondas de chuvas e da oscilação de temperatura. Durante o outono vai ocorrer a primeira frente fria com massa polar e podem ocorrer geadas nas serras. O meteorologista Lúcio de Souza explica por que o tempo da Região Sudeste é mais difícil de prever.
“Como o Sudeste tem um clima mais tropical, ao contrário de outros estados como o Sul, o clima fica instável e o prognóstico de tempo é mais complicado”, descreveu.
Frio incentiva preguiça
O tempo frio, geralmente, causa aquela “preguicinha” e muitas pessoas deixam de praticar exercícios. Na academia Aquavitae, em Icaraí, não é diferente. Segundo o coordenador do estabelecimento, Fábio Modesto, de 36 anos, a frequência cai de 20% a 30% entre o outono e o inverno.
“Com o fim do verão, realmente a frequência na academia cai, mas acredito que isso deva mudar, pois as pessoas devem se conscientizar da importância da atividade física regular para a saúde e para a vida”, disse, citando as atividades na piscina como a maior causadora da desistência.
“O ideal é ter uma piscina aquecida e coberta para incentivar os alunos”, completou.
Malhando há 10 anos, o empresário Vladimir Tavares, de 41, revelou que nunca deixou de ir à academia, nem mesmo no frio, mas reconheceu que a maioria desiste.
“Chova ou faça sol, estou aqui. Meu objetivo é manter a saúde e a boa forma e academia é continuidade e regularidade para se conseguir o que deseja. Conheço muitas pessoas que desistem no período frio e querem retornar perto do verão”, contou.
Movimento nas emergências deve aumentar
Durante o outono, o movimento nos hospitais cresce devido ao aparecimento de doenças das vias aéreas, como gripe, rinite e asma. Os motivos do aumento são a redução da umidade relativa do ar, a inversão térmica – que provoca o cúmulo de poluição na atmosfera – e a aglomeração de pessoas em locais fechados e sem ventilação. Os principais sinais das alergias são espirros, coriza, olhos vermelhos e tosse. A crise alérgica é desencadeada por agentes, como poeira, ácaros, pelos de animais domésticos e poluentes. Nos hospitais da cidade, a movimentação de pacientes relatando alguns desses problemas deve aumentar 40% . O coordenador da emergência do Hospital de Clínicas de Niterói, Alex Sandro Ribeiro, explica que a maioria dos pacientes que busca atendimento na unidade médica é predisposta a desenvolver esse tipo de quadro ou tem histórico de doenças pulmonares. Ele destacou alguns cuidados a serem tomados.
“Quem tem familiares com quadros alérgicos deve manter a casa sempre arejada, sem poeira ou umidade e as crianças agasalhadas”, aconselhou.
O auxiliar administrativo, Thiago Souza Salgado, de 19 anos, sofre com problemas alérgicos desde criança e nunca havia procurado um especialista. Ele contou que, as reações são mais visíveis quando entra em contato com poeira de cimento.
“Aparecem placas vermelhas por todo o corpo. Quando estão fazendo obra em casa, tenho que manter distância e minha mãe limpa a casa constantemente. Além disso, bebo muita água”, descreveu.
A alergista Edna Haffner explicou que as pessoas devem se conscientizar de que a vacina contra gripe é muito importante e crianças, a partir de 6 meses, podem ser imunizadas.
“O governo só faz campanha de vacinação contra a gripe para os idosos, mas aquelas pessoas que são alérgicas também precisam receber a imunização”, afirmou.
Como a estação do ano favorece o aparecimento de ácaros, devido ao calor e a umidade, a médica deu dicas para evitar que o problema apareça, como passar pano úmido em casa e colocar capa impermeável nos colchões.
O FLUMINENSE
Por: Karina Fernandes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Famoso na internet por julgamentos transmitidos em reality show, juiz Frank Caprio morre aos 88 anos
Juiz americano que conquistou a internet por julgamentos com empatia, Frank Caprio morreu, aos 88 anos, nesta quarta-feira (20/8). Ele lut...
-
A emoção da Semana Santa vai tomar conta de Itaboraí. Na próxima sexta-feira (18/04), a Cia Ánsar de Teatro, com o apoio da Prefeitura de ...
-
Cabo Frio - Volta Redonda Policiais da DAS (Divisão Anti-Sequestro), do Rio de Janeiro, prenderam ontem Diogo Marques da Silva, em Cabo Fri...
-
A Lei Seca inicia nesta sexta-feira a Operação Verão. Até o fim da estação, em março, as blitzes começarão a ocorrer a partir do fim da ta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário