Cobrimos todos os eventos...

domingo, 2 de janeiro de 2011

Secretário de Turismo acredita que um milhão de turistas passarão por Búzios até 9 de janeiro

A Cidade já está lotada de turistas que vieram passar a virada do ano no balneário. Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Cristiano Marques, 250 mil pessoas devem estar em Búzios na virada do ano e cerca de um milhão passarão pela Cidade de hoje (30) até  9 de janeiro. A informação se baseia em dados das secretarias de Turismo e de Ordem Pública, Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Associação de Hotéis.
- No último dia 26 (domingo), fizemos uma pesquisa e constatamos que 95% das reservas estão preenchidas nos hotéis e pousadas para o ano novo. Por conta de algumas desistências não se chegou aos 100% esperados, mas ainda pode acontecer de termos plena ocupação de nossa rede hoteleira neste final de ano. A estratégia do governo para esse início de temporada foi de não investir em nenhum show ou evento para não gerar mais movimento nas vias da Cidade, o que poderia vir a se transformar em um sério problema de segurança. A Cidade estará pontilhada de diversas festas realizadas pela iniciativa privada, como restaurantes, hotéis e pousadas, além do show do Asa de Águia, no Breezes – disse Cristiano, completando que a prefeitura realizará a queima de fogos nos píeres do Centro e Manguinhos e na praia de Geribá.
O curioso, nos dados citados pelo secretário de Turismo, é o contraste entre os números divulgados pelo Governo do Estado na última sexta-feira (24) que dava como certa a vinda de um milhão e meio de pessoas, no mesmo período (26 de dezembro a 9 de janeiro), para toda a Região dos Lagos.
Moradores, frequentadores e comerciantes estão entusiasmados com o ‘novo’ Canto Esquerdo, quiosqueiros não vêem a hora de inaugurar os novos quiosques, como Dona Dalva por exemplo, que trabalha há quase muitos anos na localidade e criou sua família naquele lugar.
Faltam poucos detalhes para a conclusão da obra, segundo o secretário de obras Wilmar Mureb em breve estará concluída a ligação de água, luz e esgoto dos quiosques.
- A elevatória tem diversas especificações para este tipo de terreno e teve que vir da França, demorando pouco mais que esperávamos, mas agora a Prolagos já está concluindo toda a instalação e realizando os testes necessários - afirma o secretário que sempre foi frequentador deste canto da praia.  Quiosqueiros participam de reunião na Câmara
Durante a semana foi aprovado na Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei que permite que a prefeitura dê a permissão de uso dos quiosques aos comerciantes. O principal critério utilizado foi permitir que os que já trabalhavam por lá e tinham seus nomes constatados no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) do Ministério Público. 
A principal preocupação por parte dos quiosqueiros era em relação à garantia de que vão continuar podendo usar os quiosques com o passar dos anos, independente de troca de governo. Por conta de duvidas como esta os trabalhadores estiveram em reunião na Câmara, e o vereador Messias Carvalho mediou o encontro.
- O Legislativo vem acompanhando há muito tempo a questão. Houve um TAC conduzido pelo MP e assinado pela União, órgãos ambientais e prefeitura, agora cabe a Câmara autorizar a prefeitura a conceder licença de uso (por ser espaço público) – disse Messias.
Os vereadores Evandro Oliveira e Genilson Drumond propuseram dar aos comerciantes a Concessão de Uso Real e a localidade passaria a ser de propriedade destes comerciantes, no entanto, não seria possível de acordo com a Lei Orgânica do Município.
Todos os vereadores estiveram na reunião e foram unanimes no que diz respeito a seguir a vontade dos trabalhadores que lá estiveram. Isto é, aprovando o projeto o mais depressa possível para que já possam trabalhar a partir de hoje (30).
A partir do momento que já estiverem com as chaves em mãos, os responsáveis pelos quiosques pagarão IPTU e serviços utilizados como água, esgoto e energia elétrica.
No TAC contam sete nomes de quiosqueiros e foram feitos oito quiosques, um posto Salva Mar, a sede para associação de moradores e banheiro público.
Foto: Agência JPH

Nenhum comentário:

9ª causa de morte no mundo: novo estudo alerta para doença ‘silenciosa’ que mata 1,5 milhão por ano

  Um novo estudo aponta que o número de pessoas com função renal reduzida atingiu um recorde global: 788 milhões em 2023, quase o dobro dos ...