"O primeiro passo é observar onde o pet costuma descansar. O local deve ser quente, seco e protegido de correntes de ar. Camas elevadas, cobertores e almofadas ajudam a manter o animal aquecido", orienta Zago. "Se o animal for se hospedar em um hotel, verifique se o ambiente é fechado, aquecido e se há a opção de oferecer mantas nas noites frias. Caso contrário, não se esqueça de enviar uma na bagagem", destaca.
Mesmo em ambientes como creches para os bichinhos, onde há atividades físicas frequentes, o uso de roupas apropriadas é recomendado. "Animais com pouca pelagem devem ir agasalhados. Os monitores saberão se é necessário retirar a roupa caso o pet apresente sinais de calor. Tecidos confortáveis e que não restrinjam os movimentos são os mais indicados", explica.
Quando o assunto é higiene, a recomendação é evitar banhos caseiros em dias muito frios. "Além do desconforto, a água em temperatura inadequada pode causar doenças respiratórias. Em pet shops e creches, os profissionais sabem ajustar a temperatura da água e utilizam equipamentos que agilizam o processo, sem expor o animal a riscos", afirma o especialista.
Passeios ao ar livre também exigem atenção. O ideal é que sejam feitos nos horários mais quentes do dia. Além disso, é importante proteger o pet com roupas adequadas (exceto raças adaptadas ao frio) e evitar saídas em dias chuvosos.
Grupos mais vulneráveis, como filhotes, idosos e animais doentes, demandam cuidados ainda mais específicos. "Fique atento a sinais de hipotermia, como tremores, rigidez muscular, sonolência e extremidades frias, como pontas das orelhas, focinho e almofadas das patas", alerta Zago.
O especialista reforça ainda que os pets também podem ficar gripados. "É fundamental manter as vacinas em dia, pois o frio compromete o sistema imunológico e aumenta a incidência de doenças respiratórias. Além disso, consulte um veterinário nutrólogo para avaliar se é necessário ajustar a dieta e estimular a ingestão de água, já que o consumo tende a cair durante o inverno", conclui.
FONTE: O Globo / Ela
Nenhum comentário:
Postar um comentário