Cobrimos todos os eventos...

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Diplomatas brasileiros pregam cautela sobre reação antecipada a Trump: 'Contraproducente

 Diplomatas brasileiros defendem que, apesar da "perplexidade" em relação às recentes declarações de Donald Trump — a principal delas sobre os Estados Unidos tomarem Gaza —, o assunto seja tratado com cautela.

Segundo um integrante do Itamaraty, "não se sabe exatamente onde ele (Trump) pretende ir" e, por isso, "antecipar-se a eventuais medidas pode ser contraproducente". A percepção é de que a "evolução do quadro" deve ser monitorada para tomar decisões baseadas em caso a caso.

Um outro experiente diplomata afirma que já se esperavam falas e atitudes polêmicas por parte do presidente americano, mas não de maneira "tão rápida, intensa e atabalhoada".

Mais cedo, em entrevista a rádios mineiras, Lula criticou o plano de Trump de assumir Gaza e classificou suas declarações como "bravatas".

Na visão de diplomatas, no entanto, o governo brasileiro não deve se precipitar e entrar no jogo do republicano e suas ameaças.`

FONTE: O Globo 

Nenhum comentário:

9ª causa de morte no mundo: novo estudo alerta para doença ‘silenciosa’ que mata 1,5 milhão por ano

  Um novo estudo aponta que o número de pessoas com função renal reduzida atingiu um recorde global: 788 milhões em 2023, quase o dobro dos ...