Um homem vive há 55 anos sem ter qualquer contato com mulheres. Callixte Nzamwita, um ruandês de 71 anos, teve sua história contada em documentário do canal no Youtube Afrimax TV, no qual descreve o que ele mesmo classifica como “medo extremo das mulheres”. O transtorno enfrentado por ele é o que a psicanálise descreve como ginecofobia (ou ginofobia), uma aversão severa às mulheres.
"A razão pela qual me tranquei aqui dentro e coloquei uma cerca na minha casa é porque quero ter a certeza de que as mulheres não se aproximarão de mim”, afirma.
Quais são os sintomas da ginecofobia?Segundo o Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, a ginecofobia "possui sintomas semelhantes a quadros de transtorno de ansiedade, pelo fato do fóbico sentir preocupação intensa e persistente de ter contato, de qualquer forma, com mulheres".
Nesses casos, o paciente, quando em contato com mulheres apresenta sintomas como "ataque de pânico, dificuldade nas tarefas diárias e nas relações sociais, sudorese, enjoos, taquicardia", além de outros traços que afetam a personalidade, como "desdém com as mulheres, pois acredita que estas somente causam o mal".
FONTE: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário