Cobrimos todos os eventos...

domingo, 24 de abril de 2016

Gripe: vacinação começa nessa segunda!!!

Começa nesta segunda-feira, dia 25, a vacinação contra a gripe. Conforme planejado pela Secretaria de Estado de Saúde, as vacinas estarão disponíveis para gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto; crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, além de pacientes renais crônicos; os maiores de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde.
No Rio, a campanha de vacinação foi antecipada em cinco dias. Segundo o secretário Luiz Antônio Teixeira é uma forma preventiva de imunização dos grupos, que estão entre os prioritários, na campanha nacional do Ministério da Saúde, prevista para começar somente no dia 30 deste mês. A campanha em todo o país deve se estender até o dia 20 de maio.
A gripe H1N1 já matou 14 pessoas no Rio de Janeiro, segundo informou último balanço da Secretaria de Estado de Saúde. Ao todo 42 casos notificados foram confirmados por exames laboratoriais. 
De acordo com o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, os dados, pelo menos por enquanto, descartam a possibilidade de epidemia no Estado. 
São Paulo, o Estado com maior número de mortes pela doença, por sua vez, registra quase 100 óbitos ocasionados pela gripe H1N1. 
De acordo com o secretário Luiz Antônio Teixeira, apesar d situação do Estado ser diferente da de São Paulo, em número de casos registrados, a imunização destes grupos pede prioridade. 
“São os que apresentam maior vulnerabilidade às complicações que a gripe pode causar”, argumenta.
Expectativa – Pelos cálculos da Secretaria de Estado de Saúde, 4 milhões de pessoas serão vacinadas na antecipação. A expectativa é imunizar pelo menos 80% dessas pessoas. Em todo o Estado, as vacinas estarão disponíveis em 3 mil postos de saúde. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: H1N1, H3N2 e Influenza B.
O subsecretário Alexandre Chieppe alertou para o fato de que na maior parte dos casos de gripe não há complicações, mas entre os grupos prioritários pode evoluir para formas mais graves. 
“A prevenção é fundamental. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe”, ressalta.
A secretaria informou que a Influenza é uma doença viral febril, aguda, também conhecida como gripe, quase sempre benigna e autolimitada. Entre os sintomas estão febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, alterações respiratórias, como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção costuma durar uma semana.
A transmissão é pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Mas pode também ser transmitida por contato com mãos e com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Para prevenir é preciso manter as mãos limpas após tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
Para as crianças que ficam em creches, a recomendação é de que os brinquedos sejam higienizados com água e sabão; o uso de lenço descartável para limpeza das secreções nasais e orais; lenços ou fraldas de pano devem ser trocados diariamente. 
Niterói pretende aplicar a vacina em cerca de 150 mil pessoas
Em Niterói, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) seguirá o calendário antecipado divulgado pelo Estado. A imunização começará nesta segunda-feira e se estenderá até dia 20 de maio. A pessoa poderá tomar a dose de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em todas as unidades da rede básica do município (unidades básicas de saúde, policlínicas regionais e comunitárias e módulos do Programa Saúde da Família). Porém, na primeira semana da campanha (25 a 29 de abril), serão vacinadas apenas crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes e portadores de doença renal crônica.
Já a partir de sábado, 30 de abril, a vacina será aplicada em todos os grupos prioritários: crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes, mães que deram à luz no máximo há 45 dias (puérperas) e profissionais de saúde. Nesse dia, excepcionalmente, serão mobilizados 550 profissionais de saúde em 50 salas de vacinação. A população-alvo no município é de cerca de 147 mil pessoas.
A Gripe – A gripe ou influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Com transmissão elevada no Brasil e no mundo, ela ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos sujas. Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), levando o indivíduo até mesmo ao óbito. As complicações são bem mais comuns entre crianças menores de 5 anos, idosos, pessoas com história de doenças crônicas, gestantes e puérperas, que são a população-alvo escolhida pelo Ministério da Saúde (MS) para ser vacinada. Mesmo os usuários que já foram vacinados no ano passado devem receber mais uma dose, já que a composição da vacina muda a cada ano.
Para receber a dose, as pessoas que fazem parte dos grupos-alvo da campanha devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e outros comprovantes, de acordo com os grupos a que pertencem.
Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina da gripe em anos anteriores devem receber apenas uma dose em 2016. As crianças menores de 9 anos que serão vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª. 
Em São Gonçalo, objetivo é imunizar mais de 220 mil na cidade
Em São Gonçalo, também antecipando o calendário, a Secretaria Municipal de Saúde dará início à Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza (H1N1) nesta segunda-feira (25). A medida de prevenção no município, que já registrou três casos da infecção viral, tem também como público-alvo crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, idosos, trabalhadores da área da saúde, além de funcionários do sistema prisional, população carcerária, pessoas com doenças crônicas, diabéticos, transplantados, obesos e portadores de trissomias. O atendimento será realizado a partir das 8h nos cinco Polos Sanitários da cidade (Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto: Paulo Marcos Rangel, no Porto do Rosa; Hélio Cruz, no Alcântara; Rio do Ouro; Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina), além do PAM Neves e em outras 61 unidades de saúde do município.
A campanha, que assim como nos outros municípios segue até o dia 20 de maio, tem como objetivo reduzir a mortalidade, complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus. A vacinação garante a imunização pelo período de um ano. A vacina pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas ou medicamentos segundo médicos. A expectativa é de que mais de 220 mil pessoas sejam imunizadas na cidade.
O secretário de Saúde do município, Dimas Gadelha, convoca toda a população a aderir à campanha: 
“Estamos nos antecipando para dar uma melhor cobertura à população e esperamos um grande número de adesão à campanha. O município batalhou junto ao Estado para que a data fosse antecipada e desejamos que todo o público-alvo seja imunizado. Pedimos para que a população não deixe de ir às unidades de saúde se vacinar”, disse.
No dia 30 de abril será o “Dia D” de vacinação, onde a mobilização é a nível nacional. Neste dia, em São Gonçalo não será diferente. Entretanto, a vacinação irá se restringir às crianças e pessoas com doenças crônicas.
“De acordo com o ministério da Saúde a transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. Além disso, também ocorre por meio das mãos, que após o contato com superfícies contaminadas podem carregar o agente transmissor diretamente para a boca, olhos e nariz”, lembra o secretário.
Risco de complicação grave – Pessoas de todas as idades são susceptíveis à infecção, entretanto, ainda de acordo com o Ministério, algumas são mais predispostas a desenvolver complicações graves. São justamente os grupos que fazem parte do público-alvo da campanha. 

Nenhum comentário:

Câimbras: por que elas aparecem e como evitar esse susto muscular

  Você está lá, tranquilo, dormindo ou nadando, quando de repente um músculo decide se rebelar. Vem uma dor aguda, o músculo endurece como p...