Como é comum em anos que antecedem as eleições, diversos partidos políticos programaram para 2011 cursos e seminários destinado a preparar os militantes e possíveis pré-candidatos a vereador e prefeito para o próximo ano, que será eleitoral. Os alunos vão aprender, entre outras coisas, como se elabora um projeto de lei e seus trâmites no Legislativo, além de ter aulas de gestão pública e legislação eleitoral. O objetivo é qualificar melhor os quadros políticos para disputar o próximo pleito.
O PMDB fluminense, que em 2008 elegeu 35 prefeitos, 16 vice-prefeitos e 178 vereadores, está elaborando calendário de cursos e seminários que promoverá na sede, no Centro do Rio, reformada e reinaugurada no último dia 15.
“O calendário está sendo feito pela Fundação Ulysses Guimarães, vinculada ao partido, que promoverá os cursos e seminários, como sempre fez. Eles serão aplicados a partir de maio. Os militantes estudarão a Constituição Estadual, a Federal, o sistema político, o trabalho de um vereador, como se elabora um projeto de lei, promover audiência pública, relações com a imprensa, gestão política e pública, legislação eleitoral e finanças”, informou Jorge Picciani, presidente estadual do PMDB.
Picciani explicou ainda que os pré-candidatos a prefeito aprenderão as funções de um chefe do Executivo, além de assistir a palestras com quadros do partido especialistas em educação, saúde, saneamento básico, cultura, educação, entre outros temas. A sede do partido em Niterói também promoverá cursos e seminários, como adiantou o presidente do diretório local, Heitor de Souza.
“A partir de maio, durante três dias por semana, promoveremos os cursos de formação política. Eles durarão três horas por dias. Serão totalmente gratuitos e voltados para a militância. Discutiremos as principais demandas do município, como o trânsito, transporte coletivo público, saúde, educação, saneamento básico e meio ambiente; funções de um vereador, como ele deve elaborar projetos de lei e fiscalizar o Executivo; atribuições do prefeito e temas como a Constituição Estadual, a Lei Orgânica Municipal; Sistema Político e Gestão Pública. Inscrições podem ser feitas na nossa sede, na Avenida Amaral Peixoto, 171, Centro, das 13 às 18 horas”, explicou o dirigente. O PT estadual, segundo o presidente em exercício, Jorge Florêncio, através da Secretaria de Formação Política, prepara a militância para defender as bandeiras da legenda e os pré-candidatos para as próximas eleições, através de cursos e palestras ministrados por quadros da sigla. Do final deste mês até o início de julho o partido promoverá o seminário “Pensando o Rio de Janeiro, atualizando ideias”, em todas as regiões do estado. Em Niterói, será em 14 de maio, na sede do diretório municipal, no Centro. Nos seminários serão discutidos temas como desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, controle das inundações e políticas de combate à pobreza.
De acordo com o presidente do partido em Niterói, Anderson Rodrigues, o Pipico, a Secretaria de Formação Política do diretório irá promover cursos voltados para a militância a partir da segunda semana de julho.
Lição para virar prefeito ou vereador
Cursos de formação política também são uma prática em outros partidos, como é ocaso do PDT.
“Os cursos de formação política são promovidos em telessalas da Universidade Aberta Leonel Brizola, vinculada ao partido. São aulas virtuais, dadas por quadros do partido e acadêmicos em vídeo, nas sedes municipais e na Fundação Alberto Pasqualini, na sede regional da sigla, no Rio. São exibidos filmes nacionais que retratam a história recente do País, documentários e palestras sobre os principais problemas dos municípios, como falta de saneamento, poluição, engarrafamentos e falta de medicamentos”, citou Oswaldo Manescky, responsável pela Comunicação Social do partido acrescentando que a partir de maio os cursos serão ministrados em todo o estado.
O PR estadual é outro que aposta nos seminários em todas as regiões.
“Vamos promover seminários com representantes de diretórios municipais em todas as regiões, onde iremos discutir políticas públicas e demandas de cada município. No início do mês fizemos no Sul Fluminense e iremos para Niterói brevemente”, contou Fernando Peregrino, presidente do Instituto Republicano, vinculado à legenda e responsável pela formação política dos filiados.
“Vamos preparar os nossos pré-candidatos a vereador sobre o trabalho de um parlamentar, com noções de elaboração de projetos de lei e a legislação eleitoral.
Já o PSOL faz uma qualificação permanente.
“Não pensamos apenas em eleições. Preparamos os nossos militantes para defender nas ruas as nossas bandeiras”, disse Paulo Eduardo Gomes, presidente do PSOL de Niterói e membro do diretório estadual.
Fluminense
Por: Anderson Carvalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Famoso na internet por julgamentos transmitidos em reality show, juiz Frank Caprio morre aos 88 anos
Juiz americano que conquistou a internet por julgamentos com empatia, Frank Caprio morreu, aos 88 anos, nesta quarta-feira (20/8). Ele lut...
-
A emoção da Semana Santa vai tomar conta de Itaboraí. Na próxima sexta-feira (18/04), a Cia Ánsar de Teatro, com o apoio da Prefeitura de ...
-
Cabo Frio - Volta Redonda Policiais da DAS (Divisão Anti-Sequestro), do Rio de Janeiro, prenderam ontem Diogo Marques da Silva, em Cabo Fri...
-
A Lei Seca inicia nesta sexta-feira a Operação Verão. Até o fim da estação, em março, as blitzes começarão a ocorrer a partir do fim da ta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário