Cobrimos todos os eventos...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Números da dengue continuam a aumentar em todo o Rio de Janeiro

Os números da dengue continuam a crescer em todo o estado. Segundo o balanço da Secretaria Estadual de saúde, até o dia 23 de abril foram notificados 63.996 casos, 7.114 casos a mais que na semana passada, e 43 óbitos confirmados foram registrados no ano, quatro novos desde a semana passada. De acordo com o balanço da 16ª semana epidemiológica (2 de janeiro a 23 de abril) divulgado nesta quarta-feira pela secretaria estadual de saúde, o município de São Gonçalo já acumula 2.053 notificações, apresentando 129 novos casos suspeitos desde a semana passada. Já em Niterói, o número de casos não subiu muito, acumulando 1.655 notificações no ano, dez a mais que na semana anterior. Em Itaboraí, são 1.469 casos, com alta de 58; e, Maricá, 756, com 64 novas notificações na semana. Quatorze cidades estão registrando queda no número de notificações da doença.
Focos – No Barreto um terreno abandonado, que pode abrigar possíveis criadouros do mosquito, está preocupando moradores do bairro. O terreno está localizado na Rua General Castrioto, e era, até alguns anos, uma loja de autopeças. No local há entulhos, que acumulam água e, quando chove, uma piscina se forma, tornando-se um propício habitat para larvas do mosquito da dengue. O terreno fica próximo à rua onde morava o garoto de cinco anos que morreu de dengue hemorrágica no dia 17 de abril.
De acordo com Marcos Vinícius Cardoso Fortes, 29 anos, desde que ele se mudou para a casa ao lado do terreno, há três anos, a situação é a mesma. Não há informações de quem seria o proprietário e, nesse período, ninguém apareceu para fazer a limpeza ou dar explicações sobre a sujeira.
“Fico preocupado porque tenho uma filha e um sobrinho que ainda são crianças e esse lugar deve estar cheio de criadouros do mosquito. Aqui na rua tem uma criança de cinco meses que pegou dengue e está internada em um hospital de São Gonçalo, e na outra rua tem um adulto e uma criança que ficaram doentes”, relata.
A dona de casa Liberai das Neves, de 55 anos, diz que a situação é preocupante, e que o lugar fica pior quando chove.
“Meu neto ficou doente na semana passada, teve febre alta, enjoo, acho que ele estava com dengue. Ele já está bem, mas me preocupo que ele possa pegar a doença de novo. Esse lugar tem muito mosquito”, comenta. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a denúncia foi encaminhada para a Vigilância Sanitária. Se o terreno for particular e com acesso restrito, a ação poderá ser feita através da Secretaria de Fazenda, notificando o proprietário e avisando sobre a vistoria.
Epidemia – Os Municípios que atualmente apresentam epidemia de dengue no estado, oficialmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde são: Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Mangaratiba, Cordeiro, Guapimirim, Seropédica, Magé, Silva Jardim, Cabo Frio, Macuco, Iguaba Grande, Quissamã, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Mesquita, Vassouras e Cambuci.
O FLUMINENSE
Por: Soraya Batista

Nenhum comentário:

Famoso na internet por julgamentos transmitidos em reality show, juiz Frank Caprio morre aos 88 anos

  Juiz americano que conquistou a internet por julgamentos com empatia, Frank Caprio morreu, aos 88 anos, nesta quarta-feira (20/8). Ele lut...