Cobrimos todos os eventos...

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher: não faltaram homenagens em Niterói

Em meio à folia, houve tempo para homenagear as mulheres, nesta terça-feira, no Dia Internacional da Mulher. O feriado não desanimou as guerreiras anônimas que levantaram cedo para mais um dia normal de trabalho. Entre as comemorações, não faltaram distribuição de rosas e homenagens.
Apesar dos avanços no mercado de trabalho, as mulheres lutam por equivalência de salário e mais oportunidades de emprego. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 aumentou o número de vagas no mercado de trabalho para mulheres de classe baixa, porém a desigualdade de salários permanece. A atendente Lucinda Reis, de 50 anos, concorda com a pesquisa.
“Acredito que tivemos várias modificações a nosso favor, muitos preconceitos já foram quebrados. Porém, ainda ganhamos menos e trabalhamos mais, principalmente se contarmos as atividades de casa”, disse Lucinda. Para Verônica Lagoa Ribeiro, de 34 anos, a comemoração foi dupla. Além do dia internacional da mulher, ela comemorou nesta terça-feira o seu aniversário. Mesmo assim acordou 5h e foi trabalhar na maior disposição.
“Fui acordada da melhor maneira, com beijos do meu marido Wagner, e abraço dos meus filhos Mateus, de 8 anos, e Milena, de 4. Melhor homenagem que esta não existe, ficar perto da família é um grande presente. À noite, um jantar completa a comemoração”, disse a caixa Verônica.
A posse da presidente Dilma Rousseff, serve como inspiração para a atendente Jurema Silva Costa, de 34 anos, que acredita na força da mulher e nas inúmeras conquistas que elas podem conseguir.
“A presidente Dilma é um exemplo de força feminina. As mulheres precisam se especializar com cursos técnicos para conquistar postos de trabalho mais valorizados. E se unir mais para lutar por direitos iguais”, disse Jurema, que junto com as suas colegas, recebeu várias homenagens dos clientes e gerentes da padaria onde trabalha.
Bloco Nesta terça à noite desfilou na Rua da Conceição, no Centro de Niterói o bloco “Saias da Folia”, com 90 integrantes, sendo 88 mulheres. Os únicos homens foram o rei da bateria e o mestre-sala. A agremiação, que desfilou pelo segundo ano consecutivo na via, apresentou o enredo “Margarida na folia apresenta as flores”. Foi dividida em sete alas. O fato de ter desfilado justamente no Dia Internacional da Mulher emocionou as integrantes.
“A emoção foi dobrada por desfilar no Dia Internacional da Mulher. É um bloco formado por mulheres de todas as profissões e idades. A mulher também sabe fazer carnaval. Isso é uma quebra do paradigma de que só o homem tem que estar à frente de tudo. Me orgulho ainda por ser este um bloco pioneiro. Não conheço no estado do Rio de Janeiro nenhum outro formado somente por mulheres. Nós estamos fazendo história”, comemorou a presidente do “Saias da Folia”, Rita Dirr.
A aposentada Maria Aparecida Alvim, 82 anos, moradora de Pendotiba, que desfilou na ala Terceira Idade, estava muito feliz por ter desfilado.
“Foi a segunda vez que desfilei no bloco. Nunca tinha participado antes de nada relativo ao carnaval. Me sinto muito feliz de ter desfilado em uma agremiação em homenagem à mulher. É uma emoção redobrada, porque o bloco é integrado apenas por mulheres”, contou a foliã, emocionada.
O FLUMINENSE
Por: Elaine Chistofori

Nenhum comentário:

FELIZ ANIVERSÁRIO INGRID DUTRA

Minha querida irmã!!! Podemos ficar dias sem nos falarmos, podemos brigar, podemos não concordar um com a outro, podemos nos afastar por alg...