Cobrimos todos os eventos...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mortes na Região Serrana podem aumentar ainda mais

Depois de dias seguidos de fortes chuvas, o número de mortes na Região Serrana do Rio já passa de 500 e várias cidades estão devastadas. O temporal que voltou a cair na tarde desta sexta-feira deixou os moradores da área assustados. As equipes de resgate que trabalham na busca de corpos e sobreviventes estão apreensivas diante da possibilidade de novos deslizamentos ou enchentes. A maioria das vítimas fatais foi registrada nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, mas corpos também foram encontrados em Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. Os municípios de Bom Jardim e Areal também foram atingidos.
Segundo a Defesa Civil, o número de mortos pode ser bem maior, já que há diversas localidades isoladas na Região Serrana que também foram atingidas por deslizamentos de terra causados por temporais. Várias áreas permanecem sem energia elétrica, telefone, água e gás.
Corpos serão sepultados sem identificação em Friburgo, informa OAB
Alguns dos corpos das centenas de vítimas fatais das chuvas em Nova Friburgo serão sepultados sem identificação, uma vez que os médicos-legistas que trabalham na região serrana não estão dando conta de identificar tantos corpos, que já começam a exalar mau cheiro por falta de refrigeração. A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Polícia Civil assinaram nesta sexta-feira uma deliberação conjunta de permissão de sepultamentos de corpos sem identificação.
Para que o sepultamento se dê, porém, será necessária a coleta prévia de amostras de tecidos que passarão por exames de DNA (código genético), para posterior identificação dos corpos.
O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, está em Friburgo para prestar assistência às vitimas das chuvas. Amanhã (15), ele segue para Teresópolis. Como os juízes da cidade estão de plantão nas delegacias do município para agilizar o processo de identificação e liberação dos corpos, é provável que não haja a necessidade de liberar os corpos sem identificação.
O FLUMINENSE e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Câimbras: por que elas aparecem e como evitar esse susto muscular

  Você está lá, tranquilo, dormindo ou nadando, quando de repente um músculo decide se rebelar. Vem uma dor aguda, o músculo endurece como p...