Cobrimos todos os eventos...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Rebocador será usado para tenta salvar baleia que encalhou em Búzios

BÚZIOS - O rebocador da Petrobras que vai auxiliar no salvamento da baleia Jubarte que encalhou nesta segunda-feira na praia de Geribá, em Búzios , chegou ao local por volta das 14h desta terça-feira. De acordo com informações de bombeiros do município, a embarcação está a 1,6 mil metros da praia e especialistas estudam a melhor maneira de amarrar e puxar a baleia, aproveitando a maré cheia. O mamífero tem 12 metros e pesa 25 toneladas. Dezenas de turistas acompanham as tentativas de salvamento.
- As equipes de salvamento estão fazendo de tudo para manter a baleia viva. Os bombeiros e os turistas estão jogando panos encharcados de água na parte da baleia que está fora de água. É uma situação dramática - disse o fotógrafo Sérgio Quissak.
Como a baleia virou atração, os bombeiros tiveram que montar um cordão de isolamento para impedir que as pessoas se aproximem da cauda do animal. Muitos turistas estão entrando na água para serem fotografados perto da baleia.
O prefeito de Búzios, Mirinho Braga, disse que a prefeitura pediu auxílio à Marinha do Brasil mas o rebocador apresentou defeito. Foi pedida ajuda à Petrobras, mas a tentativa foi em vão porque não há calado na praia de Geribá para aproximação do rebocador.
- Agora estamos tentando um rebocador menor para auxiliar na operação com auxílio de cordas. É um trabalho complicado, mas vamos tentar salvar a baleia - disse o prefeito.

Segundo levantamento do Instituto Baleia Jubarte, o mamífero de Búzios é o de número 90 que encalhou nas costas brasileiras este ano. O número é recorde. No ano passado foram 30 ocorrências e, em 2007, ano considerado recorde até então, foram 43 casos. A Bahia foi o estado que teve mais encalhes este ano, com 33 casos, seguida do Espírito Santo, com 30, o litoral de São Paulo com sete e, Rio de Janeiro, sem contar a de Búzios, com seis casos.
Fotos: Walace Junior

Nenhum comentário:

Famoso na internet por julgamentos transmitidos em reality show, juiz Frank Caprio morre aos 88 anos

  Juiz americano que conquistou a internet por julgamentos com empatia, Frank Caprio morreu, aos 88 anos, nesta quarta-feira (20/8). Ele lut...