Cobrimos todos os eventos...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Assistência Social promove palestra sobre câncer

Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de outubro, a Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio promoveu, através do Departamento de Proteção Social Básica e do grupo Amigas da Mama, uma palestra abordando a humanização do atendimento aos pacientes com câncer ginecológico, oferecida pela assistente social Any Gleise Jacinto, do Hospital do Câncer II - unidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca), e que compõe a rede de alta complexidade do SUS.  O evento foi realizado na quadra de esportes da APAE, em São Cristóvão. Any Gleise explicou que é preciso uma grande conscientização das mulheres para a prevenção contra o câncer de colo de útero que no Brasil registra a segunda maior incidência de vítimas, depois do câncer de mama.
- Acho muito importante que a mulher procure um posto de saúde para fazer o exame papanicolau pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado for negativo três vezes seguidas, a mulher pode fazê-lo  a cada três anos. É simples e barato, mas algumas pacientes ainda resistem por medo ou vergonha – afirmou a assistente social.
O Hospital do Câncer II presta assistência aos pacientes realizando tratamentos cirúrgicos, quimioterápicos e radioterápicos, além de atendimento com acolhimento, informação aos usuários - pacientes, familiares e acompanhantes. E, quando indicado pelo Serviço Social, é acionado o INCAvoluntário  que distribui bolsas de alimentos, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, e empresta cadeiras de rodas, perucas e outros equipamentos.
A palestrante informou que o atendimento social no Inca orienta os pacientes e seus parentes ou dependentes na identificação de recursos que favoreçam o processo de tratamento, oferecendo possibilidade para os programas públicos e institucionais. Há direitos que nem todos conhecem.
Any Gleise deu como exemplo o fornecimento de atestado médico para que o paciente com câncer possa fazer o saque do FGTS e do PIS/Pasep, tendo o direito de receber o saldo total de quotas e rendimentos. O segurado ainda pode conseguir um benefício mensal, como auxílio doença, quando fica temporariamente incapaz para o trabalho, devido à doença, por mais de 15 dias consecutivos.
Um morador de Cabo Fio, por exemplo, quando em tratamento no Hospital do Câncer II, tem direito ao Vale Social que assegura a gratuidade em ônibus intermunicipal, trem, metrô e barca, incluindo o acompanhante, em caso de paciente menor de idade ou adulto incapaz..A assistente social Any Gleise lembrou ainda que o paciente está isento do imposto de renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma (no caso de militares) e pensão.  E, dependendo do diagnóstico, a pessoa com invalidez total e permanente pode quitar a casa própria, conseguir isenção do IPI, IPVA e ICMS na compra de veículo adaptado.


Osvaldo Ramos

Nenhum comentário:

Câimbras: por que elas aparecem e como evitar esse susto muscular

  Você está lá, tranquilo, dormindo ou nadando, quando de repente um músculo decide se rebelar. Vem uma dor aguda, o músculo endurece como p...